terça-feira, 31 de março de 2015

Canto de Mangas Arregaçadas #11: Sim, um post sobre Laurent Robert

A página The Sport Bible trouxe à memória um jogador mítico do Newcastle e que também passou, sem sucesso, pelo Benfica. Laurent Robert surge nas bocas dos portugueses como motivo de chacota, ora porque não deu nada de águia ao peito ora porque ainda marcou um golo a Vítor Baía.
Mas em Inglaterra, o homem fartava-se de marcar e alguns deles não eram propriamente só encostar...

Os 32 golos de Laurent Robert pelo Newcastle:


E o golo a Baía, que não ficou isento de culpas (0:35):

Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

terça-feira, 24 de março de 2015

Canto de Mangas Arregaçadas #10: Oportunidade perdida

Créditos: JN
Fernando Santos é daqueles treinadores que "não me aquece nem arrefece". Como pessoa parece-me ser impecável, como treinador tem as suas falhas como qualquer outro. De qualquer das maneiras, pareceu-me uma boa escolha para o cargo de seleccionador nacional.
Na quinta-feira, foram anunciados os convocados para o jogo com a Sérvia, do próximo domingo.
Analisemos a convocatória por sector:

Guarda-redes - Rui Patrício, Anthony Lopes, Ventura

Nada a apontar. Os dois primeiros nomes não surpreendem e Ventura foi convocado porque Beto não se encontra disponível. Será o terceiro guarda-redes portanto só por uma conjugação de factores conseguirá ser titular. Talvez no jogo diante de Cabo Verde...

Defesas - Bruno Alves, Cédric, Eliseu, Fábio Coentrão, Bosingwa, José Fonte, Pepe, Ricardo Carvalho e Antunes

Aqui começam as minhas críticas. Após o desastre do Mundial e a saída de Paulo Bento, a oportunidade era de ouro para começar a fazer a chamada renovação. Fernando Santos apostou na experiência. Tem as suas vantagens mas sou da opinião que as convocatórias actuais devem já ter em conta quem poderá ser chamado para a fase final, ou seja, olear a máquina o mais cedo possível.
Porquê convocar três laterais esquerdos? Porquê a chamada (ainda) de Ricardo Carvalho? Não seria melhor apostar já em Paulo Oliveira, por exemplo, que tem dado boa conta de si no Sporting? Ainda que me faça alguma confusão a chamada de Bosingwa, não estou a par da sua forma actual pelo que aceito a escolha do seleccionador. E, pelo menos, já não há Ricardo Costa...

Médios - André Gomes, Moutinho, João Mário, Tiago, William Carvalho

Os problemas aqui continuam mas, neste caso, são daquelas boas dores de cabeça para um treinador. Nomes como William, Moutinho ou Tiago são indispensáveis na convocatória. João Mário tem vindo a subir de forma e André Gomes também está a jogar bem no Valência. Mas há outros nomes a ter conta e que podem vir a merecer confiança para o jogo com Cabo Verde. Assim de repente, Adrien, Bernardo Silva, Pedro Tiba ou André André seriam boas escolhas para observar.

Atacantes: Vieirinha, Ronaldo, Éder, Hugo Almeida, Danny, Nani, Quaresma

O eterno problema dos pontas de lança. Já nem comento Éder e Hugo Almeida. Não esquecer que ainda ficaram alguns nomes de fora,  como Carlos Mané, mas aceita-se a chamada destes jogadores.

Enquanto escrevia este texto foi divulgada a convocatória adicional para o jogo com Cabo Verde. Percebo a intenção de avaliar jogadores mas não nos podemos enganar, há nomes aqui que não têm qualidade para jogar pela selecção.

- Guarda-redes: Marafona (Moreirense).
- Defesas: André Pinto (Braga) e Tiago Pinto (Rio Ave).
- Médios: Pizzi (Benfica), Danilo (Marítimo), André André (Vitória de Guimarães), Adrien Silva (Sporting) e André Almeida (Benfica).
- Avançados Ukra (Rio Ave), Rui Fonte (Belenenses) e Lucas João (Nacional).

Concordo com as chamadas de André Pinto, Pizzi, Danilo, André André, Adrien Silva e Lucas João. Em relação a este último, bem que podia ter sido chamado para o jogo com a Sérvia, no lugar do Éder. É que para ter lá um pino...

Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

quinta-feira, 19 de março de 2015

quarta-feira, 18 de março de 2015

Calma com Baldé

Não conheço todo o historial de Romário Baldé no Benfica. Li "aqui e ali" que tem tido intermitências no plantel encarnado mas desconheço as razões.
No jogo da Youth League, Baldé teve a oportunidade de ampliar a vantagem para 2-0 mas na conversão de uma grande penalidade acabou por tentar um penalty à Panenka e falhou. O Benfica acabaria por conceder o empate e foi eliminado (ironia das ironias) nas grandes penalidades.
Segundo o Record, no final da partida as reacções não se fizeram esperar tendo o jogador sido insultado por alguns adeptos.
Falhar um penalty à Panenka acontece aos melhores. Romário Baldé sofreu pela sua ingenuidade, burrice, inexperiência, o que lhe quisermos chamar. Mas é preciso ter em atenção que se trata de um miúdo e colocar alguma água na fervura na sua crucificação. A equipa técnica do Benfica terá aqui um papel preponderante.
Confesso que brinquei com o penalty de Baldé mas depois de ver a foto que acompanha este texto fiquei com pena do jogador. Clubismos à parte, desejo muito sinceramente que Baldé ultrapasse este momento e que cresça com ele.

Foto: Record

terça-feira, 17 de março de 2015

Canto de Mangas Arregaçadas #9: E apostar em produtos de qualidade?

Já não é de agora que vejo a Premier League como a melhor liga do mundo, seguida, muito provavelmente, pela Bundesliga. Não o afirmo só em matéria do jogo dentro das quatro linhas mas em toda a máquina que faz gerar o negócio futebol dos respectivos países.
Um dos exemplos passa pelas transmissões televisivas e pelos programas que antecedem e sucedem os jogos do campeonato.
Entrevistas a jogadores, treinadores, antevisões da jornada, análises tácticas, de arbitragem, rescaldos. É um “sem número” de conteúdos que são explorados com bastante qualidade, o que só por isso faz gerar milhões só na sua exportação.
Em Portugal, os produtos televisivos não são bons. O fenómeno futebol não é explorado convenientemente por quem tem os direitos. O facto de a Sport TV ser a única detentora dos direitos de transmissão (à excepção do Benfica, com os seus jogos caseiros) faz com que o nível de exigência fique estagnado a determinado momento, precisamente porque não existe concorrência à altura.
Não temos um programa decente de antevisão à jornada, não se procura saber mais sobre o dia-a-dia dos clubes, o pós-jogo está limitado a meia dúzia de comentadores a falar sobre o mesmo e aos inevitáveis “paineleiros”, cuja única missão passa por atacar os outros quando o penalty não é assinalado. Tudo isto afasta as pessoas do futebol, em vez de as puxar. Estes programas, iguais todas as semanas, acabam por cansar. O produto, quando é mau, não é vendido.
A Sport TV tem a obrigação de fazer mais e melhor e já provou que consegue ter bons programas (ReporTV). Não sei se será falta de visão, acomodamento ou a certeza de que assim é que está bem. Mas não fazia mal nenhum olhar para outros exemplos e perceber que o que é bom vende ainda melhor.
Deixo-vos um exemplo do Match of the Day (MOTD), da BBC Sport. Reparem no estúdio, nas cores, no grafismo, no apresentador e no teor da sua conversa com os convidados. Temos algo do género em Portugal?



Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

terça-feira, 10 de março de 2015

Canto de Mangas Arregaçadas #8: O exemplo da MLS

A MLS tem crescido de forma gradual nos últimos anos mas só agora começa a levantar as rodas da pista. Às contratações de David Beckham e Tierry Henry, há uns anos, seguiram-se as de Kaká, David Villa ou Frank Lampard. Outros astros, como Gerrard ou Xavi podem ser os próximos.

O campeonato começou agora e vai ter transmissões através da Eurosport, numa clara tentativa de mostrar ao resto do mundo que os norte-americanos já não são aqueles toscos para quem a bola é quadrada.
O investimento ameaça ter retorno no curto/médio prazo e, para já, é de salientar as excelentes assistências da ronda inaugural. Um campeonato para manter debaixo de olho.

Com cada vez mais estrelas à procura deste sonho americano, não será de estranhar que mais golos como este surjam. Fantástico!

Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

sexta-feira, 6 de março de 2015

quinta-feira, 5 de março de 2015

Welcome back, Jonas!

Jonas Gutierrez regressou ontem aos relvados depois de obter a maior vitória da sua vida na luta contra um cancro. Bem-vindo, Jonas!



terça-feira, 3 de março de 2015

Esta obra-prima fez ontem 13 anos

Para ver, rever, puxar atrás, guardar nos favoritos. Em HD e com comentários do próprio Dennis Bergkamp. Lenda!


Canto de Mangas Arregaçadas #7: Calma Sporting!

Há muita coisa que pode explicar a derrota do Sporting no Dragão. A mais óbvia parece ser a do cansaço físico. Não querendo desvalorizar esta parte, porque teve a sua influência, parece-me que não devemos reduzir o desaire apenas a esta componente. Vejamos o caso de Montero, que jogou poucos minutos frente ao Wolfsburgo, mas que no domingo esteve em todo o lado menos no Dragão. Apático, desconcentrado, sem vontade.
A (pouca) frescura física é notória em jogadores como Adrien, que praticamente fez os jogos todos até aqui, e em Cédric, também habitual titular. A isto junta-se a forma menos boa de elementos como Nani e Carrillo bem como a ausência de Jefferson.
Sem querer desvalorizar a exibição do FC Porto, parece-me claro que o conjunto de Lopetegui beneficiou da completa ausência em campo do adversário. Se será suficientemente forte para ainda chegar ao primeiro lugar, é algo que teremos de esperar para ver. Acho complicado, dado o calendário do Benfica mas também já vi muita coisa no futebol.

Voltando a Jefferson. Sem conhecer todos os pormenores, estou inclinado a dar razão ao presidente. Saberão que sou suspeito, pois fui e sou apoiante de Bruno de Carvalho mas também não me coíbo de o criticar quando faz algo mal.
Aparentemente o jogador brasileiro chamou mentiroso a BdC. Em causa, uma possível transferência para o Dínamo de Kiev. Ainda que BdC possa ter prometido uma saída ou escondido uma proposta, nada justifica a atitude de Jefferson, uma vez que não deixa de ser um trabalhador a insultar o chefe. Há maneiras de tratar dos assuntos, com cordialidade e respeito. Isto é válido tanto para o presidente como para o jogador. Como em tantos outros casos, parece-me que o empresário está no centro de todo este imbróglio.

Esta é, provavelmente, uma das semanas mais importantes para o futuro a curto/médio prazo do Sporting. Acredito que a equipa não se encontre no melhor momento em termos anímicos, face à grande exibição, porém inconsequente, frente ao Wolfsburgo e à derrota no Dragão. No entanto, Marco Silva tem a obrigação de fazer lembrar aos jogadores que ainda há objetivos a cumprir. Está aí a meia-final da Taça de Portugal e é necessário vencer todos os jogos até ao fim para garantir a melhor classificação possível.
Esta equipa merece triunfar em campo, pois ajudará a uma cultura de vitória que já se encontra implementada no clube mas de que nada vale se não for suportada com troféus.

Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.