terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Canto de mangas arregaçadas #3

Créditos: Sapo Desporto
O melhor desafio para um treinador

O mercado de inverno no futebol é, muitas vezes, essencial para as aspirações de uma equipa independentemente de lutarem por um título, pela Europa ou pela manutenção. O principal objetivo é o de fazer afinações aos plantéis, dotando-os de jogadores que possam vir a fazer a diferença.
É um mês de negócios por vezes mais importante que o defeso e que obriga os responsáveis dos clubes a um conhecimento mais profundo do mercado. Tudo isto na busca pela melhor oportunidade de resgatar jogadores.
Como sportinguista, não posso esquecer o longínquo ano de 2000, quando o meu clube acertou em cheio nas contratações de André Cruz, César Prates e Mbo Mpenza (Robert Spehar também chegou na mesma altura embora sem o mesmo sucesso do trio), essenciais para a conquista do título desse ano.
Às contratações deste período específico estão associados vários factores. Primeiro a questão financeira dos clubes, que precisa de ser saudável para comportar o valor de uma transferência + salário do jogador ou, em caso de empréstimo, o valor do mesmo + salário do jogador. Depois, a falta de oportunidades do jogador no seu clube actual motiva a vontade de mudança.

Podolski mudou-se do
Arsenal para o Inter
Créditos: Gazzetta dello Sport
Recuperar jogadores

Peguemos no exemplo da contratação de Ewerton pelo Sporting. Central que passou com sucesso pelo Sporting de Braga e que se mudou entretanto para o Anzhi, onde não se conseguiu fixar, por inadaptação e um conjunto de lesões. E é aqui que entra a ideia que motivou o título deste texto.
Como é sabido, o Sporting não nada propriamente em dinheiro, pelo que o alvo e as condições do empréstimo tiveram isso em conta. Marco Silva terá a missão de recuperar um jogador que não passou o melhor dos momentos na Rússia, trazendo ao de cima a qualidade que demonstrou anteriormente em Portugal. Penso que, em caso de sucesso, este será um dos momentos de orgulho para um treinador, a recuperação de um jogador que é visto com desconfiança.
Como jogador de Football Manager, gosto de chegar a um clube e recuperar aquele jogador que estava na equipa B, listado para transferência ou empréstimo e por quem já ninguém dava nada. Apostar nele com sucesso é um motivo de satisfação. Será o mais próximo que o comum dos mortais terá com a realidade.
Nem sempre resulta, por variadíssimos factores. Se Ewerton terá sucesso (e outros por esse mundo fora) só o tempo o dirá. Aguardemos.

Pedro Gabriel


"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

Sem comentários: