terça-feira, 24 de março de 2015

Canto de Mangas Arregaçadas #10: Oportunidade perdida

Créditos: JN
Fernando Santos é daqueles treinadores que "não me aquece nem arrefece". Como pessoa parece-me ser impecável, como treinador tem as suas falhas como qualquer outro. De qualquer das maneiras, pareceu-me uma boa escolha para o cargo de seleccionador nacional.
Na quinta-feira, foram anunciados os convocados para o jogo com a Sérvia, do próximo domingo.
Analisemos a convocatória por sector:

Guarda-redes - Rui Patrício, Anthony Lopes, Ventura

Nada a apontar. Os dois primeiros nomes não surpreendem e Ventura foi convocado porque Beto não se encontra disponível. Será o terceiro guarda-redes portanto só por uma conjugação de factores conseguirá ser titular. Talvez no jogo diante de Cabo Verde...

Defesas - Bruno Alves, Cédric, Eliseu, Fábio Coentrão, Bosingwa, José Fonte, Pepe, Ricardo Carvalho e Antunes

Aqui começam as minhas críticas. Após o desastre do Mundial e a saída de Paulo Bento, a oportunidade era de ouro para começar a fazer a chamada renovação. Fernando Santos apostou na experiência. Tem as suas vantagens mas sou da opinião que as convocatórias actuais devem já ter em conta quem poderá ser chamado para a fase final, ou seja, olear a máquina o mais cedo possível.
Porquê convocar três laterais esquerdos? Porquê a chamada (ainda) de Ricardo Carvalho? Não seria melhor apostar já em Paulo Oliveira, por exemplo, que tem dado boa conta de si no Sporting? Ainda que me faça alguma confusão a chamada de Bosingwa, não estou a par da sua forma actual pelo que aceito a escolha do seleccionador. E, pelo menos, já não há Ricardo Costa...

Médios - André Gomes, Moutinho, João Mário, Tiago, William Carvalho

Os problemas aqui continuam mas, neste caso, são daquelas boas dores de cabeça para um treinador. Nomes como William, Moutinho ou Tiago são indispensáveis na convocatória. João Mário tem vindo a subir de forma e André Gomes também está a jogar bem no Valência. Mas há outros nomes a ter conta e que podem vir a merecer confiança para o jogo com Cabo Verde. Assim de repente, Adrien, Bernardo Silva, Pedro Tiba ou André André seriam boas escolhas para observar.

Atacantes: Vieirinha, Ronaldo, Éder, Hugo Almeida, Danny, Nani, Quaresma

O eterno problema dos pontas de lança. Já nem comento Éder e Hugo Almeida. Não esquecer que ainda ficaram alguns nomes de fora,  como Carlos Mané, mas aceita-se a chamada destes jogadores.

Enquanto escrevia este texto foi divulgada a convocatória adicional para o jogo com Cabo Verde. Percebo a intenção de avaliar jogadores mas não nos podemos enganar, há nomes aqui que não têm qualidade para jogar pela selecção.

- Guarda-redes: Marafona (Moreirense).
- Defesas: André Pinto (Braga) e Tiago Pinto (Rio Ave).
- Médios: Pizzi (Benfica), Danilo (Marítimo), André André (Vitória de Guimarães), Adrien Silva (Sporting) e André Almeida (Benfica).
- Avançados Ukra (Rio Ave), Rui Fonte (Belenenses) e Lucas João (Nacional).

Concordo com as chamadas de André Pinto, Pizzi, Danilo, André André, Adrien Silva e Lucas João. Em relação a este último, bem que podia ter sido chamado para o jogo com a Sérvia, no lugar do Éder. É que para ter lá um pino...

Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

Sem comentários: