terça-feira, 17 de março de 2015

Canto de Mangas Arregaçadas #9: E apostar em produtos de qualidade?

Já não é de agora que vejo a Premier League como a melhor liga do mundo, seguida, muito provavelmente, pela Bundesliga. Não o afirmo só em matéria do jogo dentro das quatro linhas mas em toda a máquina que faz gerar o negócio futebol dos respectivos países.
Um dos exemplos passa pelas transmissões televisivas e pelos programas que antecedem e sucedem os jogos do campeonato.
Entrevistas a jogadores, treinadores, antevisões da jornada, análises tácticas, de arbitragem, rescaldos. É um “sem número” de conteúdos que são explorados com bastante qualidade, o que só por isso faz gerar milhões só na sua exportação.
Em Portugal, os produtos televisivos não são bons. O fenómeno futebol não é explorado convenientemente por quem tem os direitos. O facto de a Sport TV ser a única detentora dos direitos de transmissão (à excepção do Benfica, com os seus jogos caseiros) faz com que o nível de exigência fique estagnado a determinado momento, precisamente porque não existe concorrência à altura.
Não temos um programa decente de antevisão à jornada, não se procura saber mais sobre o dia-a-dia dos clubes, o pós-jogo está limitado a meia dúzia de comentadores a falar sobre o mesmo e aos inevitáveis “paineleiros”, cuja única missão passa por atacar os outros quando o penalty não é assinalado. Tudo isto afasta as pessoas do futebol, em vez de as puxar. Estes programas, iguais todas as semanas, acabam por cansar. O produto, quando é mau, não é vendido.
A Sport TV tem a obrigação de fazer mais e melhor e já provou que consegue ter bons programas (ReporTV). Não sei se será falta de visão, acomodamento ou a certeza de que assim é que está bem. Mas não fazia mal nenhum olhar para outros exemplos e perceber que o que é bom vende ainda melhor.
Deixo-vos um exemplo do Match of the Day (MOTD), da BBC Sport. Reparem no estúdio, nas cores, no grafismo, no apresentador e no teor da sua conversa com os convidados. Temos algo do género em Portugal?



Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

1 comentário:

Tiago disse...

Muito bem visto. Neste país, faz-se tudo ao contrário.