terça-feira, 3 de março de 2015

Canto de Mangas Arregaçadas #7: Calma Sporting!

Há muita coisa que pode explicar a derrota do Sporting no Dragão. A mais óbvia parece ser a do cansaço físico. Não querendo desvalorizar esta parte, porque teve a sua influência, parece-me que não devemos reduzir o desaire apenas a esta componente. Vejamos o caso de Montero, que jogou poucos minutos frente ao Wolfsburgo, mas que no domingo esteve em todo o lado menos no Dragão. Apático, desconcentrado, sem vontade.
A (pouca) frescura física é notória em jogadores como Adrien, que praticamente fez os jogos todos até aqui, e em Cédric, também habitual titular. A isto junta-se a forma menos boa de elementos como Nani e Carrillo bem como a ausência de Jefferson.
Sem querer desvalorizar a exibição do FC Porto, parece-me claro que o conjunto de Lopetegui beneficiou da completa ausência em campo do adversário. Se será suficientemente forte para ainda chegar ao primeiro lugar, é algo que teremos de esperar para ver. Acho complicado, dado o calendário do Benfica mas também já vi muita coisa no futebol.

Voltando a Jefferson. Sem conhecer todos os pormenores, estou inclinado a dar razão ao presidente. Saberão que sou suspeito, pois fui e sou apoiante de Bruno de Carvalho mas também não me coíbo de o criticar quando faz algo mal.
Aparentemente o jogador brasileiro chamou mentiroso a BdC. Em causa, uma possível transferência para o Dínamo de Kiev. Ainda que BdC possa ter prometido uma saída ou escondido uma proposta, nada justifica a atitude de Jefferson, uma vez que não deixa de ser um trabalhador a insultar o chefe. Há maneiras de tratar dos assuntos, com cordialidade e respeito. Isto é válido tanto para o presidente como para o jogador. Como em tantos outros casos, parece-me que o empresário está no centro de todo este imbróglio.

Esta é, provavelmente, uma das semanas mais importantes para o futuro a curto/médio prazo do Sporting. Acredito que a equipa não se encontre no melhor momento em termos anímicos, face à grande exibição, porém inconsequente, frente ao Wolfsburgo e à derrota no Dragão. No entanto, Marco Silva tem a obrigação de fazer lembrar aos jogadores que ainda há objetivos a cumprir. Está aí a meia-final da Taça de Portugal e é necessário vencer todos os jogos até ao fim para garantir a melhor classificação possível.
Esta equipa merece triunfar em campo, pois ajudará a uma cultura de vitória que já se encontra implementada no clube mas de que nada vale se não for suportada com troféus.

Pedro Gabriel

"Canto de mangas arregaçadas" é uma coluna de opinião cobrada à terça-feira e que pode sair sob a forma de texto, imagem ou vídeo, dependendo da forma do autor.

Sem comentários: